Plataformas de petróleo em Paracuru estão a venda
A estatal anunciou a paralisação de 25 plataformas no País, incluindo a PXA-2, no litoral de Paracuru
Depois de viverem em um cenário de grandes expectativas para a economia do Estado, com a possível instalação da refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), os cearenses têm recebido, desde o ano passado, uma série de más notícias. Após o cancelamento da refinaria em janeiro de 2015, a estatal anunciou a venda para iniciativa privada de seis campos de petróleo no Estado, além da paralisação de uma plataforma na Região.
De acordo com o ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI), Orismar Holanda, nove plataformas da companhia no Estado serão vendidas, entre elas, a PXA-2, localizada no campo de Xaréu, no litoral do município de Paracuru, no Ceará, que terá sua produção suspensa pela Petrobras, assim como outras 24 plataformas em todo o País.
Além da PXA-2, também estão sendo negociadas no Estado duas outras unidades no campo de Xaréu (PXA-1 e PXA-3), três plataformas de Atum (PAT 1, PAT 2 e PAT 3), uma no campo de Espada (PET1), além de dois equipamentos que ficam no campo de Curimã (PCR1 e PCR2).